quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

E O ÓSCAR VAI PARA...

Em princípio, e se tudo correr bem, vai para a Bélgica já no próximo mês. Chegam a fazer-se apostas na vila sobre qual o seu próximo destino. Inglaterra, Irlanda, Holanda e Angola eram os países mais prováveis desta vez, mas acabou por escolher a Bélgica e eu perdi 200 euros, enfim!
Mas deixem-me apresentar-vos o Óscar, figura ímpar, é detentor do título de indivíduo mais viajado do povoamento. Desempregado há uns bons 10 anos, faz de tudo um pouco e para a mãe, a irmã e mais alguns que se deixam ir na ladainha até de banco (mas só de depósitos). Imigrante nunca mais de 3 meses, promete sempre trazer fortuna, mas acaba por vir só com a roupa do corpo e alguns tiques a mais. Nunca se lhe conheceram namoradas e da convivência com ele na adolescência só nos recordamos da obsessão que ele tinha por nos ver a flauta, e querer tocar nela, dizia que era para compor melodias para apresentar no festival da canção… mas com a minha flauta só eu faço música! Como dará para perceber nunca tinha sorte nas suas intenções, exceptuando com o Amadeu, tocador de tambor nos bombeiros, que por uns trocos até de maestro fazia.
Mas voltando ao Óscar, não parava em trabalho nenhum e saía sempre com as calças na mão (sabe-se lá porquê!) e a desgraçada da mãe que o sustentasse mais um ror de tempo…
Certo dia achou ter descoberto (pensava ele) o trilho do sucesso! Ia apanhar morangos para uma quinta na Escócia em troca de 400 contos mensais. Não pensou duas vezes e nem sequer achou estranho haver morangos fora da época, ao fim de 15 dias estava de volta e morangos nem os viu, mas apanhar, até que ele apanhou mas foi noutro sítio.
Tomou-lhe o gosto e o resto já sabem…
Por isso meus amigos mais vale pouco, mas certo do que muito e incerto, como diz a minha avó (e os empresários cá do burgo também), isto claro, se não gostarem de tocar flauta…
Boa música, boa dança e boa companhia!

Sem comentários: